
Goiânia recebe nova ambulância para o Samu
A Prefeitura de Goiânia recebeu uma nova ambulância nesta quarta-feira (26/2) para a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A viatura foi destinada à capital pelo Ministério da Saúde, marcando o início da renovação da frota própria do Samu no município.
Importância da nova ambulância
“O veículo será utilizado para atendimento emergencial e especializado, reduzindo sequelas e óbitos em diversas ocorrências, além de transportar os pacientes com segurança até a unidade de saúde”, destacou o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer. “Pretendemos solicitar ao Ministério da Saúde mais cinco ambulâncias”, acrescentou.
Situação atual da frota
Atualmente, o Samu de Goiânia conta com 17 ambulâncias locadas, já que as viaturas próprias foram sucateadas. “Vamos renovar o contrato de locação enquanto buscamos novas viaturas para assegurar um atendimento eficiente à população. Em 2025, o Samu realizou 7.342 atendimentos”, pontuou Pellizzer.
Reestruturação do Samu
A coordenadora-geral do serviço, Doraine Barcelos, explicou que a SMS tem promovido a reestruturação do Samu por meio da melhoria das condições de trabalho e do dimensionamento adequado de pessoal. “Hoje temos insumos, materiais e equipamentos necessários para os atendimentos, além do dimensionamento correto de profissionais em todas as equipes de assistência”, afirmou.
Déficit de recursos humanos
“Havia um grande déficit de técnicos em enfermagem, sobrecarregando o serviço e provocando afastamento de muitos servidores”, contou a gestora. “Credenciamos novos profissionais, oferecemos melhores condições de trabalho e buscamos o retorno de servidores que estavam em outras áreas. O Samu atualmente conta com 89 técnicos em enfermagem”, declarou Doraine.
Como solicitar atendimento pelo Samu
Para solicitar atendimento pelo Samu, colete informações sobre a ocorrência e o estado do paciente, como dores intensas, dificuldade para respirar, se está consciente e o que aconteceu. Tenha o endereço correto, um ponto de referência, nome completo e telefone para contato. Isso ajuda na análise do médico regulador, proporciona orientações necessárias e acelera a chegada da viatura, se necessário.