Goiânia realiza 3,7 mil testes rápidos de hepatite B e C no Julho Amarelo
1 minutos de leitura

Goiânia realiza 3,7 mil testes rápidos de hepatite B e C no Julho Amarelo

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou 3.692 testes rápidos para diagnóstico de hepatite B e C ao longo da campanha Julho Amarelo. A iniciativa levou testagem gratuita a dez pontos da capital, com orientações sobre riscos, encaminhamentos para tratamento e distribuição de preservativos e gel lubrificante.

“O alerta é fundamental porque as hepatites virais podem evoluir de forma silenciosa e causar cirrose ou câncer de fígado”, afirma o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer. Segundo ele, a conscientização é a principal arma para evitar complicações irreversíveis.

As ações aconteceram em universidades, feiras e terminais de transporte coletivo. “Mobilizamos equipes para reforçar que a prevenção é o melhor caminho e oportunizar o diagnóstico precoce, que pode salvar vidas. Aqui, fizemos 840 testes apenas em um ponto de grande circulação”, acrescenta o superintendente de Vigilância em Saúde, Flávio Toledo.

De acordo com o Ministério da Saúde, as hepatites virais foram responsáveis por 1,1 mil mortes diretas no Brasil no último ano. A testagem rápida — aliada a orientações sobre formas de transmissão e prevenção — busca reduzir essa estatística, identificando cedo casos de hepatite B e C.

A campanha Julho Amarelo também reforçou a oferta de preservativos e gel lubrificante como barreiras adicionais à transmissão, além de encaminhar pacientes com resultado positivo para unidades de referência e tratamentos gratuitos na rede municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *