Goiânia Intensifica Plano “Nova Mobilidade” e Instala Sinalização na Avenida 136 para Otimizar Trânsito
2 minutos de leitura

Goiânia Intensifica Plano “Nova Mobilidade” e Instala Sinalização na Avenida 136 para Otimizar Trânsito

A Prefeitura de Goiânia avança com o Plano “Nova Mobilidade”, cujo objetivo é melhorar a fluidez do trânsito em pontos críticos da cidade. Nesta terça-feira (11), o prefeito Sandro Mabel acompanhou a instalação de nova sinalização no cruzamento das Avenidas 136 e 85, no Setor Marista. A obra faz parte de uma série de 100 intervenções previstas para as principais vias da capital, abrangendo 100 quilômetros em 100 dias, com uma meta final de 250 quilômetros em 26 corredores.

Expansão de Faixas de Rolamento

No cruzamento da 136 com a 85, será retirada a ilha central para liberar três pistas de rolamento, permitindo maior fluidez no tráfego. “Vamos tornar mais fácil a conversão da 136 para a 85, além de proibir estacionamento nas vias mais movimentadas e retirar obstáculos desnecessários como tachões e caçambas colocadas de forma irregular”, explica Sandro Mabel. Segundo o prefeito, o êxito do projeto depende de decisões firmes para solucionar gargalos viários.

Semáforos Inteligentes e Metronização do BRT

Ainda neste semestre, Goiânia deve receber semáforos inteligentes que permitirão a metronização do BRT. Esse conceito prevê sincronização semafórica que garante o sinal verde para ônibus em todos os cruzamentos, agilizando o deslocamento do transporte coletivo. “O objetivo é que essa sincronização influencie também o fluxo de carros, fazendo a cidade toda andar. Muitos vão optar por deixar o carro em casa”, pontua o prefeito.

Campanhas Educativas e Integração

O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, enfatiza que a ação envolve diversos órgãos e requereu amplo planejamento. A Avenida Castelo Branco, já contemplada pelo projeto, passou por correções no meio-fio e criação de mais uma faixa de tráfego, com resultados imediatos na velocidade média dos veículos.

Campanhas de conscientização, como a que liberou faixas de ônibus também para motocicletas, ajudarão a garantir boa convivência nas novas vias. “É fundamental que os condutores respeitem as leis para não haver necessidade de multas. Queremos apenas um trânsito seguro, ordenado e com fluxo contínuo”, conclui o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *