Goiânia integra ITU e agiliza limpeza de lotes baldios
1 minutos de leitura

Goiânia integra ITU e agiliza limpeza de lotes baldios

Em julho, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic), passou a usar o sistema do Imposto Territorial Urbano (ITU) para acelerar a limpeza de lotes baldios com mato alto, lixo e entulhos, em ação que reforça o compromisso com uma cidade mais limpa.

Agora, os terrenos irregulares são inseridos diretamente no banco de dados do ITU, e os proprietários recebem notificação eletrônica, com prazo de até oito dias para executar a limpeza. Caso o lote permaneça sujo, a fiscalização municipal aciona a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) para realizar o serviço.

Os custos da operação ficam vinculados ao contribuinte e são cobrados posteriormente junto ao IPTU, simplificando a cobrança de multas e despesas. O monitoramento contínuo pelo ITU permite maior agilidade e transparência no processo.

“O novo modelo transforma Goiânia em uma cidade limpa, ao agilizar o cuidado com os terrenos e incentivar o cumprimento das obrigações pelos proprietários”, afirma o secretário Fernando Pertenella.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *