Goiânia Inicia Conversão à Direita para Desafogar Trânsito
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Goiânia Inicia Conversão à Direita para Desafogar Trânsito

A Prefeitura de Goiânia começou, nesta terça-feira (14), a implantar a conversão livre à direita em cruzamentos da capital. A medida, prevista em 15 pontos mapeados pela Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), visa agilizar o fluxo de veículos e reduzir retenções, permitindo que o motorista faça a conversão mesmo com o semáforo no vermelho, desde que haja sinalização específica.

Primeiros Locais e Ampliação

Nesta etapa inicial, as ações ocorrem em quatro cruzamentos:

  • Avenida T-7 com a Avenida C-4 (Jardim América)
  • Avenida Pires Fernandes com Avenida Tocantins (Setor Aeroporto)
  • Avenida Independência com a Rua do Contorno (Centro)
  • Avenida 3ª Radial com a Rua 1.015 (Setor Pedro Ludovico)

Segundo a SET, outros 11 pontos serão atendidos nos próximos dias. A conversão livre já foi testada em regiões como o Bairro Capuava, Jardim Nova Esperança e Setor Norte Ferroviário, com bons resultados para o tráfego.

“Nos cruzamentos onde a conversão à direita é permitida, a preferência é do pedestre. Por isso, é necessário que os motoristas reduzam a velocidade para evitar acidentes”, alerta o secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio de Abreu.

Como Funciona a Conversão à Direita

A Lei nº 14.071/20 atualizou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), permitindo a conversão à direita mesmo no sinal vermelho, desde que haja placa indicativa no local. Para garantir a segurança de motoristas e pedestres, equipes da SET acompanharão o processo durante os primeiros 30 dias em cada cruzamento.

Benefícios da Conversão Livre

  • Aumento da fluidez: Veículos conseguem converter sem esperar o sinal, reduzindo filas em locais movimentados.
  • Menos congestionamentos: Com tráfego redistribuído, os cruzamentos críticos sofrem menos retenções.
  • Redução de poluentes: Menos tempo parado em semáforos implica menos consumo de combustível e poluição.
  • Transporte público favorecido: Ônibus também podem fluir mais facilmente, reduzindo atrasos.

Complemento ao Programa de Desobstrução de Vias

A conversão à direita faz parte de um conjunto de ações do Novo Plano de Mobilidade de Goiânia, lançado no início da gestão pelo prefeito Sandro Mabel. Em 2 de janeiro, o município deu início ao Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, com a Avenida Jamel Cecílio como corredor piloto. A iniciativa prevê a liberação de 100 quilômetros de vias em 10 corredores prioritários nos primeiros 100 dias, além de alcançar 250 quilômetros ao longo de 18 meses.

“Estamos estudando os cruzamentos mais adequados para esse tipo de conversão, sem perder o foco na segurança dos pedestres e na melhoria da fluidez. Queremos um trânsito mais dinâmico e organizado”, ressalta Mabel.

Outras Intervenções

  • Motos nos corredores de ônibus: Desde 6 de janeiro, motocicletas podem trafegar em faixas exclusivas de ônibus nas avenidas 85, T-63, T-9, T-7/Assis Chateaubriand e Universitária/Rua 10, seguindo regras específicas.
  • Retirada de semáforos: Em pontos estratégicos, semáforos foram removidos para agilizar o trânsito, após estudos técnicos que apontaram baixa necessidade do sinal.

Foco na Segurança e Educação

A SET reforça que o pedestre tem prioridade máxima. Por isso, estão previstas campanhas de conscientização, educação e fiscalização nas vias que receberão a conversão livre. O objetivo é garantir respeito à faixa de pedestres, boa conduta dos condutores e redução de acidentes.

Com essas medidas, a gestão municipal aposta em maior fluidez, redução de congestionamentos e melhoria do transporte urbano. A expectativa é que, ao longo do ano, mais pontos de conversão à direita sejam implantados em Goiânia, consolidando um trânsito moderno, seguro e eficiente para todos.

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