
Goiânia Aposta em Metronização para Otimizar BRT e Reduzir Tempo de Viagem
O prefeito Sandro Mabel anunciou a implantação da metronização para agilizar o sistema BRT de Goiânia. O projeto, que envolve a sincronização semafórica e sensores inteligentes, promete elevar a velocidade média dos ônibus de 16 km/h para 21 km/h, o que representa uma redução de 30% no tempo de deslocamento.
Como Funciona
Por meio de tags eletrônicas e equipamentos instalados nos controladores de semáforos, os ônibus serão detectados com antecedência, garantindo a prioridade de circulação nos cruzamentos. Dessa forma, os veículos vão trafegar pelos corredores com eficiência semelhante à de um metrô.
“É uma solução que beneficia não só os usuários do transporte público, mas melhora o trânsito como um todo”, enfatiza Mabel.
Cronograma e Infraestrutura
A previsão é de que o sistema entre em funcionamento já a partir de março, gerenciado por uma central de controle que atuará em tempo real. Em paralelo, a Prefeitura de Goiânia realiza ajustes em cerca de 180 pontos de conversão à direita, liberando o fluxo em cruzamentos estratégicos.
“Cada semana faremos até 10 intervenções para facilitar o acesso dos motoristas e garantir resultados positivos na fluidez”, acrescenta o prefeito.
Com essa iniciativa, o município busca otimizar a mobilidade urbana, melhorando não só os deslocamentos de ônibus, mas também minimizando congestionamentos e beneficiando toda a rede viária da capital.