2 minutos de leitura

GCM de Aparecida Recebe 10 Novas Viaturas em Iniciativa do Ministério da Justiça para Fortalecimento da Segurança Municipal

A Guarda Civil de Aparecida de Goiânia (GCM) celebra a aquisição de 10 novas viaturas, resultado do Programa Ação na Segurança (PAS) e do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), promovidos pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A entrega oficial ocorreu em Brasília, na última quinta-feira, 21.

Dentre as 10 viaturas, seis já foram disponibilizadas imediatamente para reforçar as operações da GCM. O secretário de Segurança Pública, Tales de Castro, e o comandante da Guarda Civil Municipal, Weber Junior, representaram Aparecida na cerimônia presidida pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. A iniciativa contemplou a entrega de 500 veículos para 15 estados e mais 200 para diversos municípios.

Tales de Castro enfatizou a importância desse investimento na equipagem da Guarda Civil, proporcionando mais segurança à população. Ele expressou seus agradecimentos ao governo federal, ao ministro Flávio Dino, ao secretário Elias Vaz e ao dedicado trabalho da Guarda Municipal. O Programa Ação na Segurança (PAS) e o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, segundo Castro, estão transformando significativamente a segurança pública local.

O prefeito Vilmar Mariano expressou sua gratidão ao Governo Federal pelo investimento direcionado ao município, destacando a continuidade do compromisso governamental com Aparecida de Goiânia. Ele ressaltou que a Guarda Municipal está cada vez mais preparada para zelar pela comunidade e pelo patrimônio público.

Além da entrega das viaturas, o ministro Flávio Dino assinou atos para instituir a Lista de Procurados do Sistema Único da Segurança Pública e um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a distribuição de 400 câmeras corporais, doadas pelo Governo dos EUA.

Flávio Dino enfatizou a importância da integração com estados e municípios para o avanço na área de segurança pública, citando a relevância da concretização da lei do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) como legado institucional. Durante a cerimônia, foi anunciada a liberação de R$ 78,7 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública para investimentos nos estados, além do repasse financeiro para projetos culturais em municípios com altos índices de violência, totalizando R$ 30 milhões destinados a 40 projetos previamente selecionados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *