Gabinete de Crise Simula Cenários de Cheia na Marginal Botafogo
2 minutos de leitura

Gabinete de Crise Simula Cenários de Cheia na Marginal Botafogo

A Prefeitura de Goiânia, por meio do Gabinete de Crise Climática coordenado pela Defesa Civil Municipal e em parceria com o Comando de Operações Defesa Civil (CODEC) Estadual, avança para a fase II do Plano de Contingência Municipal da Marginal Botafogo (Plamcom). Recentemente, foram instaladas câmeras ao longo do trecho para monitorar réguas de altura e mensurar o volume de água — ferramenta que possibilita o acionamento rápido de equipes de emergência em pontos estratégicos.

Nova Etapa de Simulações

Com o funcionamento do sistema, a fase III será iniciada na quarta-feira (29), contemplando simulações para treinamento das equipes, testes de hipóteses e análises de risco. O objetivo é aperfeiçoar a resposta a eventuais enchentes e agilizar ações preventivas e de proteção à população.

Monitoramento e Alerta aos Motoristas

As réguas de altura instaladas são visíveis tanto para condutores quanto para os moradores da região, servindo como sinal de alerta e indicando a necessidade de buscar rotas alternativas quando o nível da água atinge patamares preocupantes. As imagens das câmeras são transmitidas à Central de Controle Operacional (CCO) da Guarda Civil Metropolitana, que monitora o local em tempo real.

“Com esse sistema, a Defesa Civil tem dados atualizados para alertar rapidamente a população e organizar evacuações, priorizando a segurança em casos de inundações”, explica a equipe do gabinete.

Criado em 15 de janeiro de 2025, o Gabinete de Crise Climática é responsável por implementar medidas de resposta e prevenção diante de eventos climáticos extremos. Ele conta com a participação de 13 órgãos e instituições, incluindo a Agência da Guarda Civil Metropolitana (AGCM), Samu, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, entre outros. Sediado na Defesa Civil do Estado de Goiás, ao lado do Estádio Serra Dourada, o gabinete monitora as condições climáticas em tempo real, reforçando a capacidade de resposta do poder público frente às urgências provocadas pela chuva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *