Fica 2025 inicia 26ª edição no Cine Teatro São Joaquim
3 minutos de leitura

Fica 2025 inicia 26ª edição no Cine Teatro São Joaquim

Abertura solene A 26ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2025) começou na noite de terça-feira, 10 de junho, com cerimônia no Cine Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás. A sessão especial “Filmes para Adiar o Fim do Mundo” antecedeu a exibição do documentário brasileiro “Sobre Ruínas”, dirigido por Carol Benjamin.

Programação até domingo Até 15 de junho, o Fica oferece entrada gratuita para mostras competitivas, oficinas, fóruns, exposições, atrações gastronômicas e shows. Cineastas, pesquisadores e ambientalistas de várias partes do país participam das atividades.

Presenças e discursos Entre as autoridades presentes estavam a secretária estadual de Cultura, Yara Nunes; a pró-reitora da UFG, Luana Ribeiro; o coordenador da Fiocruz, Guilherme Franco; o reitor da UEG, Antônio Cruvinel; e o prefeito local, Aderson Gouvea. Yara Nunes destacou que o festival atingiu “um novo patamar de excelência” nos últimos três anos, enquanto Luana Ribeiro ressaltou a construção coletiva do evento.

 

Homenagens da edição Receberam troféus nesta edição a artista visual Selma Parreira e os cineastas goianos Érico Rassi e Cris Miotto, diretores do longa “Oeste Outra Vez”. Foram reconhecidos também a produtora Lidiana Reis e o estilista Ronaldo Fraga.

Prêmio TV Anhanguera Foi anunciado o Prêmio TV Anhanguera do Cinema Goiano: o diretor e o produtor do filme vencedor da mostra estadual ganharão visita aos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, além de participação em painéis promovidos pela emissora.

Primeiro dia de atrações A cantora Bruna Mendez abriu a programação musical com o show “Nem Tudo é Amor”, na Praça do Coreto. No Palácio Conde dos Arcos foram inauguradas exposições de artistas selecionados e, na Casa de Memória do Judiciário, a mostra “26 Edições do Fica”, que exibe todos os cartazes históricos do festival.

Agenda de quarta, 11/06 • Mostra Fiocruz na Casa de Memória do Judiciário, das 9h às 12h30 • Sessões das mostras Washington Novaes, Cinema Indígena e Cinema Goiano no Cine Teatro São Joaquim, a partir das 14h • Lançamento da série “Ekobé – 2ª Temporada” no Encontro de Escolas de Cinema do Brasil Central • Fóruns de Cinema e Meio Ambiente no Pátio do Rosário • Oficinas no Colégio Sant’Ana; exposições abertas durante todo o dia • Apresentações artísticas à noite nos palcos do Coreto e do Mercado

 

Totem de fotos polaroid Um totem que imprime fotos instantâneas ficará em pontos estratégicos da cidade: • Cine Teatro São Joaquim – 11/06 (16h-17h; 19h-20h) | 12/06 (9h-10h; 21h30-22h30) | 15/06 (8h-12h) • Casa de Memória do Judiciário – 13/06 (8h-10h; 14h-16h) • Espaço Fica Compartilhado – 14/06 (8h-12h)

Sobre o Fica Com o tema “Cerrado: a savana brasileira e o equilíbrio do clima”, o festival é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, em correalização com a UFG e apoio de parceiros como Fiocruz, Unesco, Funai, The Nature Conservancy Brasil, MapBiomas e Sesc Goiás. A edição 2025 reforça a vocação do Fica como maior festival de cinema ambiental da América Latina, reunindo mais de 1.400 filmes inscritos de 88 países e consolidando-se como espaço de reflexão sobre arte, ciência e sustentabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *