3 minutos de leitura

Detran-GO Intensifica Operação Balada Responsável com Novos Núcleos Regionais

Iniciativa visa reforçar fiscalização no trânsito e segurança em Goiás

Em comemoração aos 16 anos da Lei Seca no Brasil, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) anunciou a criação de 20 núcleos regionais para intensificar a Operação Balada Responsável em todo o estado. A ação tem como objetivo aumentar as medidas de prevenção e fiscalização de trânsito nos 246 municípios goianos, através de patrulhas locais em parceria com a Polícia Militar.

Expansão da Balada Responsável

A Operação Balada Responsável é uma iniciativa que visa garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos durante eventos e festas noturnas, contribuindo para a redução de acidentes e a promoção de um ambiente seguro. A ampliação das ações se deve aos dados preocupantes apresentados pelo Detran-GO. De janeiro a maio deste ano, 6.548 motoristas foram autuados por dirigir sob a influência de álcool ou se recusarem a realizar o teste do etilômetro, resultando em uma autuação a cada 33 minutos.

No mesmo período do ano passado, foram registradas 4.660 autuações, uma média de 31 por dia. Esses números incluem as multas aplicadas por todos os órgãos autuadores em Goiás, com a Balada Responsável desempenhando um papel fundamental na aplicação da Lei Seca.

Medidas e Penalidades Rigorosas

O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, ressaltou que, apesar das multas elevadas, muitos motoristas ainda desrespeitam a lei. “A multa de quase R$ 3 mil não tem sido suficiente para dissuadir aqueles que insistem em beber e dirigir. Essa conduta coloca vidas em risco,” afirmou, referindo-se a um recente acidente fatal na GO-020.

Para combater esse problema, o Detran-GO está intensificando a fiscalização em parceria com a Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana, além de investir em campanhas educativas. “Mais de uma pessoa morre por hora em acidentes causados por motoristas embriagados. Não podemos ser coniventes com essas mortes,” alertou Delegado Waldir.

Além da multa de R$ 2.934,70, os motoristas flagrados no teste do bafômetro ou que se recusarem a fazer o exame terão suas carteiras de habilitação suspensas por 12 meses e seus veículos retidos. Este ano, o Detran-GO já suspendeu administrativamente 7.210 habilitações.

Impacto do Álcool na Direção

A combinação de álcool e direção é uma das principais causas de acidentes de trânsito. Estudos mostram que mesmo pequenas quantidades de álcool podem alterar os reflexos do condutor, diminuindo a atenção e aumentando o tempo de reação, o que eleva o risco de acidentes graves. “Por isso, a tolerância é zero,” destacou Delegado Waldir.

Evolução da Lei Seca

Desde sua sanção em 2008, a Lei Seca tem evoluído para estabelecer uma tolerância cada vez menor ao álcool no trânsito. Em 2012, foi instituída a tolerância zero, e em 2016, o teste do bafômetro tornou-se obrigatório, com penalidades severas para recusa. Em 2018, a lei foi reforçada com penas de até oito anos de prisão para motoristas embriagados que causarem acidentes.

“Embora ainda a considere branda, a Lei Seca é um avanço significativo na legislação de trânsito brasileira,” concluiu Delegado Waldir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *