Desabamento de lixão em Padre Bernardo contamina córrego e rio, alerta Semad
2 minutos de leitura

Desabamento de lixão em Padre Bernardo contamina córrego e rio, alerta Semad

O desabamento do lixão em Padre Bernardo, no Entorno do Distrito Federal, contaminou o córrego Santa Bárbara e, em seguida, o rio do Sal, conforme informou a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A secretária Andréa Vulcanis destacou que, apesar da proximidade com o rio Descoberto, o abastecimento público de Brasília não será afetado. Em decorrência do incidente, a área foi interditada e não receberá mais resíduos.

Em nota, a empresa Aterro Sanitário Ouro Verde, responsável pelo lixão, lamentou o ocorrido na última quarta-feira (18) e se comprometeu a adotar medidas para mitigar os danos ambientais, assegurando a preservação da área e evitando novos riscos. A empresa informou ainda que não houve feridos.

“A situação é crítica. Centenas de toneladas de lixo desabaram e liberaram chorume, causando impactos ambientais gravíssimos. É uma condição que nos enche de indignação”, afirmou a secretária, ressaltando a urgência de intervenções.

A Semad também alertou os moradores das propriedades próximas ao córrego Santa Bárbara e ao rio do Sal para que evitem o uso da água dessas fontes, pois, embora não haja abastecimento público na região, muitas famílias utilizam esses recursos para criações e como água de poço. Equipes da secretaria continuam em campo, realizando diligências para avaliar os danos, monitorar a instabilidade da pilha de lixo – que pode ocasionar novos desabamentos – e tomar as medidas administrativas e judiciais cabíveis.

Além disso, autoridades chamam a atenção para o risco sanitário nos bairros adjacentes ao lixão. A pilha de resíduos tem atraído vetores, como insetos, urubus e ratos, que podem propagar doenças entre a população local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *