Cine Goiás Itinerante altera sistema de inscrições e reforça ação cultural pelo interior
2 minutos de leitura

Cine Goiás Itinerante altera sistema de inscrições e reforça ação cultural pelo interior

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) anunciou a nova forma de inscrição para o Cine Goiás Itinerante, projeto do Governo de Goiás que leva sessões gratuitas de cinema e oficinas de capacitação em audiovisual a diferentes regiões do estado. Em vez do modelo anterior, os municípios interessados devem agora formalizar a solicitação por meio do endereço de e-mail cineitinerante.cultura@goias.gov.br, indicando as datas pretendidas para receber o programa.

A pasta informou que, embora os interessados possam indicar datas de preferência, elas poderão ser modificadas de acordo com a disponibilidade do projeto. Além disso, o e-mail deve conter um Termo de Compromisso devidamente preenchido, bem como um ofício dirigido à secretária de Cultura, Yara Nunes. Todos os documentos necessários e o regulamento do Cine Goiás Itinerante estão disponíveis no site oficial da Secult.

Programação estendida e oficinas de animação

Além das exibições de filmes, o Cine Goiás Itinerante oferece a oficina de Stop Motion, ministrada pelo cineasta Nuno Aymar. Na atividade, os participantes aprendem sobre os fundamentos de criação de animações com fotografias e objetos recicláveis, estimulando o interesse por técnicas cinematográficas, promovendo o trabalho colaborativo e reforçando a conscientização ambiental.

Cultura e sustentabilidade

Em nota, a Secult destacou que, ao incorporar elementos de sustentabilidade e criatividade, o Cine Goiás Itinerante contribui para ampliar o alcance da arte e aproximar a comunidade de temas de relevância socioambiental. O público-alvo inclui estudantes das redes municipal e estadual de ensino, bem como populações em situação de vulnerabilidade.

A missão do Cine Goiás Itinerante

O projeto se consolidou como uma ação cultural para levar entretenimento e formação para municípios do interior goiano, democratizando o acesso à sétima arte. Para a Secult, a oferta de sessões de cinema, oficinas e debates atende a uma demanda de ampliação cultural e fomenta o interesse pelo audiovisual em locais muitas vezes carentes de atividades desse tipo.

Com a recente mudança no sistema de inscrições, a expectativa é que mais prefeituras e gestores culturais se engajem para receber o projeto, impulsionando o desenvolvimento de ações artísticas e educativas em todo o estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *