Caverna Terra Ronca I vira patrimônio estadual de Goiás
1 minutos de leitura

Caverna Terra Ronca I vira patrimônio estadual de Goiás

O Estado oficializou a transferência da Fazenda Terra Ronca, onde fica a entrada da Caverna Terra Ronca I, incorporando o imóvel ao Parque Estadual de Terra Ronca (Peter) após registro no Cartório de Imóveis de São Domingos. A medida encerra etapa histórica da regularização fundiária da unidade de conservação.

A ação resulta da parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-GO), via Procuradoria de Defesa do Patrimônio Público e do Meio Ambiente, com contrato extrajudicial de desapropriação amigável firmado com os herdeiros. O acordo viabilizou a retificação de registros e a ordem de incorporação do imóvel ao patrimônio público.

Somada às Fazendas Vargem e Caraíbas (233,8 hectares) e São João de Baixo (97,9 hectares), a nova aquisição eleva a área regularizada pelo Estado de cerca de 64% para 65% dos 57 mil hectares do parque. Está em fase final a compra de mais 5 mil hectares, o que deve ampliar a cobertura estadual para 74%.

A incorporação permite reforçar a proteção de formações geológicas e ecossistemas subterrâneos sensíveis, regulamentar o ecoturismo de forma sustentável e facilitar o acesso de pesquisadores a um dos maiores sistemas de cavernas da América do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *