2 minutos de leitura

Atleta de Aparecida de Goiânia Faz Sucesso em Competição Mundial

Rodrigo José Santana, de 41 anos, morador de Aparecida de Goiânia, começou no jiu-jitsu por acaso e já se tornou destaque em competições. O cabeleireiro e barbeiro iniciou a prática há pouco mais de um ano, ao acompanhar sua filha em um projeto social de jiu-jitsu recomendado por sua médica para ajudar no tratamento de asma. “Eu acompanhava minha filha e acabei me interessando e começando a treinar”, comenta Rodrigo.

A prática trouxe benefícios imediatos: Rodrigo perdeu 12 quilos, além de ter encontrado no esporte uma nova filosofia de vida. “O jiu-jitsu mudou meus hábitos, e passei a valorizar mais o respeito e a convivência. É um esporte que impacta a educação e o relacionamento com meus filhos”, explica o atleta. Em pouco tempo, o talento de Rodrigo no tatame começou a se destacar: ele conquistou medalhas de ouro nas primeiras competições nacionais, incluindo vitórias em Brasília e Uberlândia na categoria faixa branca até 77 quilos.

No último fim de semana, Rodrigo levou o nome de Aparecida de Goiânia ao World Tour Jiu-Jitsu, no Rio de Janeiro, onde brilhou mais uma vez. Convocado pela Federação Sul-Americana de Sport Jiu-Jitsu, o atleta voltou para casa com duas medalhas de ouro, incluindo uma na categoria NO GI (sem kimono), e duas de prata, na categoria até 77 quilos faixa azul. “Graças a Deus, foi um bom desempenho. É apenas o começo da minha trajetória no jiu-jitsu, e quero buscar ainda mais conquistas”, celebra Rodrigo.

A conquista só foi possível graças ao apoio do programa Aparecida Compete, da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude, que auxilia atletas com o custeio de inscrições, transporte e hospedagem em competições. Rodrigo, que equilibra o trabalho no salão e uma atividade noturna com os treinos, destaca a importância do suporte: “Esse apoio foi fundamental para eu conseguir participar de uma competição desse nível.”

O professor de jiu-jitsu Cleiton Ferreira de Oliveira, mais conhecido como Cleitinho, destaca a determinação de Rodrigo. “Ele é um prodígio. Não é só um atleta de destaque, mas também leva valores importantes a todos ao seu redor. Acredito que ele está apenas no começo e é um orgulho para nossa cidade”, conclui o professor.

Rodrigo se tornou um exemplo de como o esporte pode transformar vidas e gerar orgulho para sua comunidade. A trajetória do atleta de Aparecida de Goiânia prova que a determinação e o apoio certo podem levar a grandes conquistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *