Aparecida zera fila e realiza 234 frenectomias em recém-nascidos em 2025
1 minutos de leitura

Aparecida zera fila e realiza 234 frenectomias em recém-nascidos em 2025

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já realizou 234 cirurgias de língua presa (frenectomias) em recém-nascidos neste ano, eliminando a fila de espera pelo procedimento no município.

A anquiloglossia, ou “língua presa”, é uma malformação congênita do frênulo lingual que pode dificultar a amamentação, a fala e outros movimentos orais. O diagnóstico precoce é feito pelo Teste da Linguinha, exame simples e indolor aplicado entre 24 e 48 horas de vida, ainda na maternidade, ou até o trigésimo dia em uma Unidade Básica de Saúde.

Quando o teste indica necessidade de correção, a equipe de fonoaudiologia encaminha o bebê para avaliação odontológica. Confirmado o diagnóstico, o procedimento é agendado pela Central de Regulação para ser realizado no Centro de Especialidades Odontológicas, no Jardim Boa Esperança. Se não houver anomalia, o resultado é registrado na caderneta da criança e, em casos duvidosos, nova avaliação ocorre na consulta de uma semana de vida.

“A integração entre fonoaudiologia, odontologia e Atenção Primária garantiu agilidade no atendimento e qualidade no cuidado desde os primeiros dias de vida”, afirma Gustavo Assunção, superintendente de Atenção à Saúde. Para a coordenadora de Saúde Bucal, Rafaela Tavares, “o sucesso do programa reforça a importância da triagem rápida e do acompanhamento contínuo para prevenir sequelas e promover o desenvolvimento infantil.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *