
Aparecida reforça prevenção às hepatites com ações itinerantes no Julho Amarelo
Durante o Julho Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre hepatites virais, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia intensifica as ações de testagem rápida, capacitação de profissionais e distribuição de insumos preventivos nas unidades de saúde e eventos públicos. A campanha, liderada pela Secretaria Municipal de Saúde, tem foco nas hepatites B e C — doenças silenciosas que podem evoluir para casos graves se não diagnosticadas precocemente.
O município registrou aumento de 44,3% nos casos de hepatite C entre 2023 e 2024, o que reforça a importância do diagnóstico ampliado. Ao longo do mês, o Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante (CTAI) estará presente em locais estratégicos, como a Parada LGBT+ e unidades de saúde, oferecendo testagens gratuitas para hepatites, HIV e sífilis.
No dia 23, haverá a IX Oficina de Capacitação sobre Hepatites Virais no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela. A ação integra o esforço do município em cumprir as metas da Organização Mundial da Saúde para eliminar as hepatites virais como problema de saúde pública até 2030.