Aparecida de Goiânia Reforça Operação Tapa-Buraco para Enfrentar Desafios do Período Chuvoso
Visando assegurar a fluidez no tráfego pelas ruas e avenidas de Aparecida de Goiânia, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) intensificou a Operação Tapa-buraco neste início de ano. Dez equipes estrategicamente distribuídas trabalham incansavelmente em diversas regiões da cidade, totalizando mais de 70 profissionais mobilizados diariamente.
A ação, que ocorre diariamente, é uma resposta proativa às adversidades causadas pelo período chuvoso, conhecido por propiciar o surgimento de buracos nas vias urbanas. O prefeito Vilmar Mariano destaca o compromisso da gestão municipal com a execução contínua desse serviço. “Sabemos que, nesta temporada de chuvas, os buracos tornam-se mais frequentes. Estamos monitorando atentamente e direcionando nossas equipes para solucionar esses problemas. A determinação é que o trabalho seja ininterrupto”, enfatiza o prefeito.
Vilmar Mariano ressalta ainda que, nos casos em que a operação de tapa-buraco não se mostra suficiente, é realizado o recapeamento. “Optamos por retirar toda a camada de asfalto, aplicando uma nova para garantir uma mobilidade aprimorada nos bairros”, explica o prefeito. Ele também menciona os investimentos planejados para infraestrutura após o período chuvoso, totalizando cerca de R$ 1 bilhão, provenientes de um empréstimo internacional junto ao Brics. Esses recursos serão destinados a diversas obras, incluindo asfaltamento de bairros, construção de pontes, bueiros, elevados, parques e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s).
As equipes envolvidas no serviço de tapa-buraco operam de segunda a sábado, utilizando diariamente cerca de 300 toneladas de material. O secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, esclarece que a eficiência do material demanda sua utilização em um prazo máximo de 24 horas, levando, por vezes, as equipes a trabalhar além do horário convencional.
A prioridade é recapear as linhas de ônibus do transporte coletivo, seguido pela atenção às ruas e avenidas secundárias. “Com o reforço das equipes, conseguimos abranger um bairro, ou até dois, em um único dia. Isso garante que todas as vias necessitadas do reparo sejam beneficiadas”, completa Carlos Renato, superintendente de Infraestrutura.
Em vias que circulam ônibus e caminhões, é aplicado o Pré-Misturado a Frio (PMF). Já em áreas com tráfego predominantemente de veículos leves, utiliza-se o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). Essas estratégias visam não apenas reparar, mas também fortalecer a infraestrutura viária da cidade frente aos desafios do período chuvoso.

