
Aparecida de Goiânia discute futuro urbano na 7ª Conferência das Cidades
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana, promoveu nesta quinta-feira (10) a 7ª Conferência Municipal das Cidades no Anfiteatro Municipal do Residencial Village Garavelo. Com o tema “Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, o evento reuniu representantes da sociedade civil, universidades, setor produtivo e poder público para elaborar propostas de mobilidade, habitação, regularização fundiária, sustentabilidade, planejamento territorial e participação social.
As sugestões coletadas servirão de base para a etapa estadual marcada para agosto em Palmas (TO) e para a Conferência Nacional em outubro, em Brasília. Representando o prefeito Leandro Vilela, o vice-prefeito João Campos destacou a importância de políticas públicas integradas e eficazes para uma cidade em constante crescimento. “A conferência ajuda a organizar prioridades, conectar políticas e garantir mais qualidade de vida. Nosso sonho é que os moradores tenham orgulho de viver em Aparecida”, afirmou Campos, ao lado do deputado federal José Nelto e dos vereadores Arnaldo Leite, Rogério Almeida e Cristiano Zói.
O secretário de Planejamento e Regulação Urbana, Andrey Azeredo, enfatizou o caráter democrático da iniciativa e adiantou que uma carta-proposta reunirá as contribuições do município para as próximas fases. “Movimentos sociais, sindicatos, universidades e cidadãos trouxeram ideias valiosas para o futuro urbano de nossa cidade”, disse Azeredo.
A participação popular também foi celebrada durante o encontro. O advogado Márcio Silva ressaltou que “é fundamental ouvir a população para pensar em soluções de habitação, mobilidade e meio ambiente. Sentir-me parte desse processo me deixa confiante em uma Aparecida melhor para todos”.
Ao final da conferência, foram eleitos os delegados que representarão o município nas etapas estadual e nacional. O secretário de Habitação, William Panda; o subsecretário estadual de Políticas para Cidades e Transportes, Miguel Ângelo; e a presidente do CAU-GO, Simone Prado, também integraram a mesa de autoridades que conduziu os debates até as 17h.