2 minutos de leitura

Ação Emergencial da Prefeitura de Aparecida Contém Surto de Escorpiões no Conjunto Estrela do Sul

Na tarde desta segunda-feira, 15, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), executou uma ação de bloqueio para controlar um surto de escorpiões no Conjunto Estrela do Sul. Com mais de 30 servidores mobilizados, a força-tarefa envolveu equipes da Vigilância em Saúde e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU).

A iniciativa foi desencadeada após o registro de um caso de picada do animal na região, despertando a atenção das equipes de vigilância. Inspeções minuciosas foram realizadas em terrenos baldios e residências, áreas identificadas como de maior incidência, visando localizar possíveis criadouros e locais propícios à presença dos escorpiões. Além disso, a população foi orientada sobre medidas preventivas e como agir em casos de picadas.

A ação abrangeu a busca ativa por animais, remoção de lixo e entulhos, e a dedetização utilizando métodos seguros e eficazes. Estratégias como a aplicação de inseticidas específicos e a captura controlada foram adotadas para reduzir a presença desses aracnídeos.

Edson Fernandes, coordenador de Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS, enfatizou dicas essenciais para evitar a presença de escorpiões nos lares. “Manter limpas as áreas internas e externas dos imóveis, eliminando adequadamente lixo, entulhos, materiais de construção e folhagens, é fundamental. A sujeira contribui para a existência de baratas e outros insetos que servem de alimento para os escorpiões”, ressaltou.

Como medida preventiva contra picadas de escorpião e outros animais peçonhentos, Fernandes recomendou a verificação de roupas e sapatos antes de utilizá-los, bem como a vedação ou telação de ralos e outros espaços que possam servir de entrada para esses animais.

A moradora do Setor Estrela do Sul, Lorraine Rodrigues Lopes, que entrou em contato com a SMS após uma vizinha ser picada, destacou a importância da rápida ação da Prefeitura. Em 2023, Aparecida registrou 55 casos de picada por escorpião, reforçando a necessidade de colaboração da população na prevenção desses incidentes. Maiores orientações podem ser obtidas junto à Vigilância em Saúde pelo telefone 3545-4819.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *