Prefeito Sandro Mabel anuncia primeira grande obra de contenção de alagamentos na bacia do Córrego Botafogo
3 minutos de leitura

Prefeito Sandro Mabel anuncia primeira grande obra de contenção de alagamentos na bacia do Córrego Botafogo

O prefeito Sandro Mabel anunciou, em solenidade no Paço Municipal nesta quarta‑feira (24/6), a contratação emergencial da primeira grande obra de contenção de alagamentos na bacia do Córrego Botafogo. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 40 milhões e tem como meta reduzir os impactos das chuvas intensas em uma das áreas mais críticas da capital.

Na primeira etapa será construída uma bacia de retenção de água pluvial com capacidade aproximada de 100 mil metros cúbicos, localizada entre a Rua Nonato Mota e a Avenida 2ª Radial, na Vila Redenção. Segundo o prefeito, a estrutura atuará diretamente na redução dos volumes de água que chegam aos pontos mais problemáticos da bacia e pode diminuir em até 50% o volume de descarga no Complexo Viário Jamel Cecílio. A previsão é que a obra emergencial seja concluída até o final do ano, para estar operante já no próximo período chuvoso.

Além da bacia, a Prefeitura anunciou intervenções na microdrenagem do complexo viário, com ampliação da capacidade de captação e escoamento das águas pluviais. As ações incluem remanejamento de redes, troca de ramais e obras complementares que visam reduzir a recorrência de alagamentos, minimizar transtornos no trânsito da Marginal Botafogo e aumentar a segurança de motoristas, pedestres e moradores da região.

O secretário de Infraestrutura Urbana, Francisco Lacerda, explicou que a bacia funcionará como um amortecedor das vazões, aliviando a sobrecarga sobre galerias, bueiros e canais existentes. “A bacia do Córrego Botafogo é uma área altamente urbanizada e, quando chove forte, o grande volume de água em curto espaço de tempo pressiona o sistema de drenagem e provoca alagamentos na região da Jamel Cecílio, interrompendo o trânsito e gerando riscos e prejuízos. A obra tem a intenção de reduzir e até eliminar o problema”, afirmou.

O anúncio também destacou o Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU), estudo elaborado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com a Prefeitura, que orientará as ações de drenagem da cidade nas próximas três décadas. O PDDU reúne diagnóstico técnico, prioridades por bacia hidrográfica e um conjunto de intervenções destinadas a reduzir riscos de alagamentos, inundações e erosões.

Sandro Mabel informou que as demais bacias previstas no plano serão executadas por meio de licitação já em preparação, enquanto a primeira será contratada em caráter emergencial para garantir rapidez na entrega. Na solenidade estiveram presentes a vice‑prefeita Coronel Cláudia Lira, o vereador Thialu Guiotti e secretários municipais, entre eles Fernando Peternella, Ana Carolina, Jarbas Rodrigues, Fábio Christino, Uugton Batista, Paulo Magalhães, Hudson Novais, Zilma Peixoto, Washington Moreira e Wandir Allan.

A Prefeitura aposta que a combinação entre a bacia de retenção, melhorias na microdrenagem e o PDDU trará redução dos picos de vazão, menor risco de alagamentos e mais segurança para a população, além de preservar o patrimônio público e reduzir prejuízos econômicos causados por enchentes recorrentes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *