Aparecida amplia acesso a mamografias e Papanicolau no Outubro Rosa
1 minutos de leitura

Aparecida amplia acesso a mamografias e Papanicolau no Outubro Rosa

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensificou as ações de prevenção ao câncer de mama e ao câncer do colo do útero durante o Outubro Rosa, com atendimento em regime de porta aberta em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, sem necessidade de agendamento.

A mamografia está disponível para mulheres a partir dos 40 anos, com rastreamento ativo até 74 anos, enquanto o exame citopatológico (Papanicolau) pode ser realizado por demanda espontânea por mulheres de 25 a 64 anos que já iniciaram a vida sexual. Quando necessários, exames complementares serão garantidos por encaminhamento da própria UBS.

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, ressaltou que a detecção precoce aumenta as chances de cura: “A mamografia permite detectar o câncer em estágio inicial, quando as chances de cura superam 90%”. O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, reforçou o convite às mulheres para aproveitarem os serviços ofertados e conversarem com as equipes de saúde.

Dados citados pela gestão apontam que o SUS realizou 4,4 milhões de mamografias em 2024 e projeta-se 73.610 novos casos de câncer de mama no Brasil em 2025, com tendência de queda na mortalidade entre mulheres de 40 a 49 anos, segundo estudo do Ministério da Saúde e do INCA.

A campanha municipal inclui peças informativas e orientações digitais para supervisão do ambiente online, disponíveis na página oficial da prefeitura, e visa ampliar o rastreamento, reduzir barreiras de acesso e fortalecer o cuidado integral à saúde feminina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *