UEG reserva 25% das vagas do Vestibular 2026/1 para alunos da rede pública
O Governo de Goiás, por meio da Universidade Estadual de Goiás (UEG), destinou 25% das 4.350 vagas do Vestibular 2026/1 exclusivamente para estudantes da rede pública estadual. No último processo seletivo, 1.203 dos 1.643 cotistas ingressaram pela cota da rede pública, reafirmando o compromisso da instituição com a democratização do ensino superior.
As inscrições foram prorrogadas até 9 de outubro e devem ser feitas exclusivamente pelo site da UEG. A taxa de R$ 50 pode ser paga até 10 de outubro, prazo para emissão de novo boleto para quem ainda não quitou o documento com vencimento em 7 de outubro.
Para o pró-reitor de Graduação, Roberto Barcelos, a reserva de vagas é fundamental para ampliar o acesso dos jovens goianos: “Valorizar a educação pública é promover transformação social. Esperamos que cada vez mais estudantes da rede pública ingressem e enriqueçam nosso ambiente acadêmico.”
Em parceria com a Secretaria da Educação de Goiás (Seduc-GO), a UEG mobilizou a divulgação pelos canais do NetEscola, alcançando 67.919 concluintes da rede pública e gestores de 246 municípios goianos, para garantir que todos conheçam o vestibular.
Criada pela Lei estadual nº 14.832/2004 e adotada desde 2005, a política de cotas da UEG reserva 50% das vagas regulares para cotistas: 25% para estudantes da rede pública, 20% para candidatos negros e 5% para indígenas e pessoas com deficiência. Há ainda vagas suplementares para quilombolas.
Com campus em todas as regiões de Goiás, a UEG consolida-se como porta de entrada ao ensino superior público e gratuito, contribuindo para a interiorização da universidade e formação de profissionais em diversas áreas.

