Goiânia reforça combate à sífilis no Outubro Verde
1 minutos de leitura

Goiânia reforça combate à sífilis no Outubro Verde

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensificou neste mês de outubro as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis como parte da campanha nacional Outubro Verde. O reforço ocorre após registro de aumento de 46,6% nos casos notificados entre janeiro e agosto de 2025 em comparação ao mesmo período do ano passado.

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) apontam 2.313 casos de sífilis adquirida, 469 em gestantes e 122 de transmissão congênita até agosto. No mesmo intervalo de 2024, foram 1.475 casos adquiridos, 422 em gestantes e 83 congênitas.

“O diagnóstico precoce e o tratamento gratuito pelo SUS salvam vidas e evitam complicações. Queremos estimular a procura pelos testes rápidos nas unidades de saúde”, afirma o secretário de Saúde, Luiz Pellizzer.

Durante o Outubro Verde, Goiânia disponibiliza testes gratuitos, distribuição de preservativos e materiais educativos sobre formas de transmissão, sintomas e riscos da doença, sobretudo da sífilis congênita, que pode causar aborto, prematuridade e malformações.

“Estamos fortalecendo a integração entre atenção básica, vigilância e redes especializadas para evitar a transmissão vertical. É essencial que gestantes façam pré-natal completo”, explica Jennifer Caetano, gerente de Vigilância de Doenças Transmissíveis.

A SMS convoca a população a aderir às ações do Outubro Verde, realizar testagens regulares e incentivar amigos e familiares a buscar atendimento. O objetivo é interromper a cadeia de transmissão e garantir acesso rápido ao tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *