Goiás pelo Mundo: 2 mil goianos terão intercâmbios e bolsas no exterior
2 minutos de leitura

Goiás pelo Mundo: 2 mil goianos terão intercâmbios e bolsas no exterior

O vice‑governador Daniel Vilela lançou nesta quarta‑feira, 12 de novembro, o Programa Goiás pelo Mundo, iniciativa do Goiás Social que prevê levar mais de 2 mil estudantes, professores, pesquisadores e servidores públicos a experiências acadêmicas no exterior ao longo dos próximos cinco anos. “É um investimento em educação, em ciência, em pessoas — no capital humano. Queremos que Goiás tenha profissionais altamente qualificados, preparados em todas as áreas, especialmente nas voltadas à tecnologia, com fluência em outros idiomas”, afirmou Vilela.

O programa oferecerá intercâmbios, bolsas de mestrado em universidades de alto nível e apoio à participação em missões de pesquisa e eventos internacionais, com início das ações previstas para 2026. A primeira turma já tem data de embarque: em janeiro de 2026, 39 alunos das Escolas do Futuro de Goiás, vencedores da 1ª Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada, farão um intercâmbio de um mês em Sydney, na Austrália, com todas as despesas custeadas pelo governo estadual.

Entre os objetivos estão desenvolver competências linguísticas, interculturais e socioemocionais e preparar estudantes para carreiras globais em tecnologia e inovação. A meta é levar 200 estudantes por ano para intercâmbios até 2030 e conceder 150 bolsas para mestrado no exterior nos próximos cinco anos. Os primeiros editais para bolsas devem ser lançados em fevereiro de 2026.

Alunos selecionados celebraram a oportunidade. Mikael Iury Romão Silva, 19 anos, disse que pretende aprimorar o inglês e fortalecer o currículo; Eloise Alelí Sotelo Carvalho, 17 anos, afirmou esperar vivenciar outra cultura e aproximar‑se de seu objetivo de atuar em projetos de sustentabilidade. Ambos destacaram que a viagem só será possível graças ao apoio do Estado.

O programa cita parcerias com universidades como Yale, University College London, Imperial College London, McGill, Tsinghua Shenzhen e École Polytechnique. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio do Goiás Social, em parceria com a Fapeg, a Sead e o Instituto Trajetórias, com apoio das fundações Lemann e VélezReyes+.

O Goiás pelo Mundo surge como estratégia do governo estadual para ampliar a formação internacional de talentos, com foco em tecnologia, idiomas e pesquisa, e para fortalecer a competitividade de Goiás no cenário global.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *