Goiás reforça prevenção e monitoramento do sarampo em 17 municípios de fronteira
2 minutos de leitura

Goiás reforça prevenção e monitoramento do sarampo em 17 municípios de fronteira

Alerta e orientações

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) enviou nota técnica a prefeitos de cidades goianas e do Entorno do Distrito Federal após a confirmação de 42 casos de sarampo em municípios do Tocantins. O documento traz instruções para intensificar a vacinação, isolar suspeitos e rastrear contatos, além de notificar e encaminhar amostras ao Laboratório Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen).

Vigilância reforçada

Mesmo sem registros de sarampo em Goiás desde 2020, a SES determinou que os municípios coletem e enviem material para diagnóstico e encaminhem notificações de forma imediata. Em 25 de julho, o Ministério da Saúde já havia alertado para o risco de reintrodução da doença no Brasil, recomendando reforço na imunização e nas atividades de vigilância.

Monitoramento nas fronteiras

A estratégia abrange 17 municípios limítrofes, divididos em dois grupos:

  • Divisa com Tocantins (8): São Miguel do Araguaia, Novo Planalto, Porangatu, Montividiu do Norte, Minaçu, Cavalcante, Monte Alegre de Goiás e Campos Belos.
  • Limítrofes ao Distrito Federal (9): Padre Bernardo, Planaltina, Formosa, Cristalina, Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Águas Lindas de Goiás.

Atenção à Romaria do Muquém

O Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs) preparou um plano de ação para a Romaria de Muquém, em Niquelândia, que recebe cerca de 500 mil fiéis até 15 de agosto. Estão em campo equipes de monitoramento diário por unidade de saúde, Van da Vacina, insumos médicos e reforço do Samu 192 Regional, além de vigilância especial para casos de sarampo e outras doenças respiratórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *