
Aparecida de Goiânia e Goiás lançam projeto Dignidade na Rua para acolher pessoas em situação de rua
Em 31 de julho, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia e o Governo de Goiás promoveram no Centro POP, Setor dos Afonsos, a 10ª edição do projeto Dignidade na Rua, voltado à assistência integral de mais de 200 pessoas em situação de rua. Esta foi a primeira realização do programa no município, fortalecendo a cooperação entre os entes para ampliar políticas sociais destinadas à população vulnerável.
“Essa parceria com o Governo de Goiás representa um avanço importante nas políticas sociais do nosso município. Estamos trabalhando para oferecer mais dignidade, oportunidades e acolhimento a quem mais precisa e essa ação é o início de um conjunto de iniciativas que vamos ampliar para garantir mais inclusão e qualidade de vida para todos”, afirmou o prefeito Leandro Vilela.
Serviços ofertados
- Emissão de documentos (RG, segundas vias de certidões e inscrição/atualização no CadÚnico)
- Passaporte da Pessoa Idosa, Passe Livre da Pessoa com Deficiência e Carteira de Identificação do Autista
- Encaminhamento para vagas de emprego e matrícula em cursos profissionalizantes e EJA
- Atendimentos jurídico (retificação de nome e gênero) e psicológico
- Ações de cidadania: banho solidário, corte de cabelo, doação de roupas, calçados, absorventes, preservativos, lanches, marmitas e livros pela Estante Literária
Depoimentos e resultados
Aline Montenegro, beneficiada pelo programa, emocionou os presentes ao relatar sua trajetória: “Minha realidade antes era de rejeição, pela sociedade e pela família. Cheguei a pensar em tirar a própria vida, tamanha era a dor da distância dos meus filhos e da fome. Hoje estou tendo uma nova chance. Só quem passou pela rua sabe o quanto é difícil. Estar aqui é uma vitória.”
Além das assistências imediatas, o projeto já atendeu mais de 1.700 pessoas em Goiás desde 2022, segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds).
Parcerias e próximos passos
Coordenado pela Seds e idealizado pelo Goiás Social, Dignidade na Rua contou ainda com o apoio do Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Ministério Público, OVG, ONGs e cartório parceiro, evidenciando o caráter interinstitucional da iniciativa. Conforme a secretária Mayara Mendanha, a articulação municipal e estadual visa agora estruturar uma rede permanente de acolhimento e expandir ações de reintegração social em Aparecida de Goiânia.
Próximas etapas:
- Estabelecer cronograma de devoluções periódicas do projeto no município
- Ampliar equipes de abordagem social e terapêutica
- Integrar serviços de saúde mental e encaminhamentos a abrigos
- Fortalecer parcerias locais para manter o atendimento contínuo