Concurso 100 Anos do Art Déco: Inscrições vão até 4 de julho
3 minutos de leitura

Concurso 100 Anos do Art Déco: Inscrições vão até 4 de julho

A Prefeitura de Goiânia, por meio das secretarias de Educação e Cultura, abre inscrições para o Concurso Fotográfico 100 Anos do Art Déco e o Concurso de Produção de Texto, com prazo final em 4 de julho de 2025. Os interessados devem se cadastrar pelo site [elysium.org.br/centenario-artdeco](https://elysium.org.br/centenario-artdeco/).

No concurso fotográfico, os participantes serão desafiados a registrar imagens que evidenciem elementos ou influências do estilo Art Déco na capital. Já o concurso de produção textual, voltado para estudantes da Rede Municipal de Ensino, tem como tema “A influência da art déco na identidade cultural de Goiânia”.

Os editais preveem prêmios diferenciados para cada modalidade. No concurso de texto, as dez melhores redações serão contempladas da seguinte forma:
1º lugar: Bicicleta, troféu e certificado
2º lugar: Kit Piracanjuba, troféu e certificado
3º lugar: Troféu e certificado
4º ao 10º lugar: Medalha e certificado

Na parte fotográfica, os três primeiros colocados receberão os seguintes prêmios:
1º lugar: Troféu
2º e 3º lugar: Medalhas

Para o prefeito Sandro Mabel, o concurso integra as celebrações do centenário do movimento Art Déco, que marcou a arquitetura, o design e as artes na cidade.
> “É de grande importância esse movimento, pois crianças e jovens ainda sabem pouco sobre o Art Déco. Goiânia é o segundo maior cenário deste estilo no mundo e, com essa iniciativa, vamos divulgar e valorizar essa história, renovando o interesse das novas gerações.”

A secretária Giselle Faria enfatiza que a ação não apenas resgata a identidade cultural, mas também estimula o conhecimento sobre as marcas históricas que transformaram a cidade em um verdadeiro museu a céu aberto.
> “Celebramos o centenário do Art Déco para valorizar não só o que está sendo construído para o futuro dos nossos estudantes, mas também aquilo que moldou nossa história nas ruas, escolas e edifícios da cidade.”

Uugton Batista da Silva, secretário municipal de Cultura, também ressalta a importância da fotografia como porta de entrada para futuras produções audiovisuais que divulguem a força do Art Déco em Goiânia:
> “A fotografia é a primeira etapa. Um filme, que completa essa narrativa, mostrará que Goiânia pode ser a maior referência do Art Déco fora da França.”

Goiânia abriga o maior conjunto arquitetônico Art Déco do Brasil e o segundo maior do mundo. O estilo, que teve origem na Europa nos anos 1920, transformou a capital goiana com seus traços geométricos, linhas verticais e ornamentos abstratos. Atualmente, 22 edificações, como o Palácio das Esmeraldas, o Museu Pedro Ludovico, o Museu Zoroastro Artiaga e o Centro Cultural Marieta Telles, estão tombadas pelo Iphan, consolidando a importância histórica e cultural do movimento.

Esta iniciativa celebra não apenas o legado do Art Déco, mas também incentiva o olhar crítico e criativo dos goianos, tornando a cidade referência na preservação e valorização de sua identidade única.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *