Goiás reforça alerta: Vacinação contra influenza é essencial no Dia D
2 minutos de leitura

Goiás reforça alerta: Vacinação contra influenza é essencial no Dia D

No último sábado (10/05), o Ministério da Saúde, o Governo de Goiás e a Prefeitura de Goiânia promoveram o Dia D de Vacinação contra a influenza, ação realizada simultaneamente em todo o país e integrada ao 40º Mutirão da Prefeitura. Em Goiás, mais de 200 municípios aderiram à iniciativa, numa campanha que buscou alertar a população sobre a urgência de ampliar as baixíssimas taxas de imunização — 17,6% no estado e 20,9% em todo o Brasil, muito aquém da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

 

Durante a mobilização, o secretário de Saúde de Goiás, Rasível Santos, manifestou preocupação com a chegada do período frio e seco, que pode aumentar a circulação de doenças respiratórias e sobrecarregar os leitos hospitalares.

“Cada pessoa vacinada protege a coletividade, evitando internações por doenças evitáveis. Não podemos aceitar que, no século 21, falte atendimento para os casos realmente necessários”, destacou.

 

Representando o Ministério da Saúde, Nilton Pereira Júnior ressaltou que a vacina contra influenza é fundamental, reduzindo em 70% as hospitalizações e óbitos pelo vírus. Ele também reforçou que, este é apenas o primeiro de vários “Dias D” planejados para 2025, incluindo campanhas para a Covid-19, Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e outras infecções respiratórias.

A subsecretária de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, advertiu que manter o cartão de vacina atualizado é uma responsabilidade de pais, responsáveis e de toda a população, destacando que as doses da vacina influenza estão disponíveis em mais de 900 salas de vacinação espalhadas pelo estado.

 

A campanha priorizou a imunização dos grupos que já integram o Calendário Nacional de Vacinação: crianças a partir dos 6 meses até menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Além desses, outros grupos prioritários – como puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, da educação e de outros setores essenciais – também foram contemplados.

A ação do Dia D de Vacinação contra a influenza não só enfatizou a importância da proteção individual e coletiva, mas também sinalizou o compromisso das autoridades em retomar a cobertura vacinal que historicamente foi motivo de orgulho nacional e que sofreu queda nos últimos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *