Zoológico de Goiânia Exibe Novos Moradores: Casal de Raposas do Cerrado
2 minutos de leitura

Zoológico de Goiânia Exibe Novos Moradores: Casal de Raposas do Cerrado

O Parque Zoológico de Goiânia apresenta, a partir desta quarta-feira (22), seus mais novos habitantes: Juca e Mel, um casal de raposas-do-campo, também conhecidas como raposinhas. A espécie é típica do Cerrado e, segundo os biólogos, encontra-se em estado vulnerável na escala de risco de extinção. A chegada oficial ocorre após um período de quarentena e adaptação — desde novembro do ano passado — para garantir a segurança dos animais e do público.

Chegada e Adaptação

Vinda do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama de Catalão, a dupla chegou em boas condições de saúde. Mel apresentava uma lesão na pata traseira direita, que teve uma parte amputada, mas isso não compromete sua locomoção. Ambos estão aptos à reprodução, o que abre a possibilidade de novos filhotes.

“Eles foram pareados com a intenção de se reproduzirem aqui, auxiliando na conservação da espécie, tão importante para o nosso Cerrado”, explica a médica veterinária Jamile França, supervisora geral do Zoológico de Goiânia.

Durante os primeiros dias, Juca e Mel permaneceram em quarentena, habituando-se ao ambiente e à rotina de cuidados. Já na segunda-feira (20), foram levados ao recinto definitivo e demonstraram boa adaptação, alimentando-se normalmente.

Visitação Estratégica

Para habituar o casal ao contato do público, a direção do Zoológico escolheu a semana de volta às aulas, período em que a movimentação de visitantes costuma ser menor — em torno de 500 a 1 mil pessoas por dia. Nos meses de férias e aos finais de semana, o parque recebe um fluxo maior de visitantes.

“Queremos que eles se acostumem gradativamente com o movimento de pessoas, sem estresse ou sobressaltos”, destaca Jamile.

Novos Animais a Caminho

Além do casal de raposinhas, o Zoológico aguarda a chegada de um casal de papagaios-campeiros e uma jiboia, que vêm do Cetas de Goiânia. Há ainda uma negociação em curso com o Zoológico de Brasília para transferência de outras espécies. Atualmente, o plantel de Goiânia conta com 411 animais de diferentes portes e habitats.

Com Juca e Mel em cena, o Zoológico reforça seu compromisso com a conservação das espécies nativas do Cerrado, ampliando não só a experiência do público, mas também seus esforços de pesquisa e proteção à fauna brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *