Vilela Reforça Limpeza em Aparecida e Anuncia Grande Mutirão Contra Dengue com o Apoio de Caiado
3 minutos de leitura

Vilela Reforça Limpeza em Aparecida e Anuncia Grande Mutirão Contra Dengue com o Apoio de Caiado

Durante videoconferência realizada nesta sexta-feira (17) com o governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Daniel Vilela e a primeira-dama Gracinha Caiado, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, detalhou as ações emergenciais para conter alagamentos e combater a dengue na cidade. O encontro, que reuniu prefeitos de todo o estado, ressaltou a urgência de ações coordenadas para impedir a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Mutirão de Limpeza e Ações Integradas

Vilela afirmou que, mesmo diante da “situação caótica” deixada pela gestão anterior — com mais de R$ 450 milhões em dívidas e salários atrasados — a Prefeitura já removeu e limpou sete pontos de descarte irregular de lixo. Equipes estão espalhadas pelos bairros realizando coleta de resíduos, roçagem e outras intervenções para eliminar focos do mosquito.

O prefeito anunciou ainda que, no próximo dia 25, um grande mutirão de limpeza ocorrerá em parceria com a Prefeitura de Goiânia nos bairros na divisa das duas cidades, na região leste de Aparecida.

“Estamos trabalhando com seriedade e transparência. Recebemos todo o suporte do governo estadual e do prefeito Sandro Mabel, de Goiânia, para superar essa crise e proteger nossa população”, ressaltou Vilela.

Força-Tarefa e Apoio do Estado

Além da ajuda de reeducandos autorizada pelo governador Caiado — que reforçam o trabalho de limpeza no setor Pontal Sul — o governo estadual orientou todos os municípios a intensificarem o recolhimento de lixo, a aplicação de inseticidas e a eliminação de criadouros do Aedes aegypti. Segundo o governador, cada óbito decorrente de dengue “é uma morte evitável”, já que ações simples de prevenção podem controlar o mosquito.

O secretário estadual de Saúde, Rasível Santos, apresentou dados alarmantes sobre o crescimento de casos de dengue em Goiás, sublinhando que 2024 foi o ano mais crítico desde 1994, com 425 mortes registradas no estado.

“Agora, nosso foco é baixar a incidência dessa doença. Precisamos da colaboração de todos para recolher o lixo adequadamente e eliminar pontos de água parada”, frisou Caiado.

Alerta para Vacinação

Além das medidas contra a dengue, o governo reforçou a necessidade de busca ativa de crianças e adolescentes para completar o esquema vacinal — não apenas contra a febre amarela, mas também outras imunizações em atraso. O objetivo é reduzir riscos de surtos de doenças preveníveis, sobretudo neste período de chuvas intensas, que também exige monitoramento especial contra alagamentos e enchentes.

Com o apoio das forças estaduais e o comprometimento da gestão municipal, Aparecida de Goiânia segue em ritmo acelerado para superar as adversidades financeiras e estruturais, ao mesmo tempo em que combate a crise climática e o avanço de doenças sazonais, como a dengue.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *