4 minutos de leitura

Gestão do Prefeito Rogério se Destaca pela Transparência e Excelência Fiscal em Três Anos de Mandato

Relatório da Controladoria-Geral do Município destaca Goiânia como terceira capital mais eficiente em gestão fiscal do Brasil, consolidando a administração de Rogério.

Em três anos de mandato, o prefeito Rogério tem se destacado pela transparência, eficiência e nível de gestão fiscal de excelência. Um relatório elaborado pela Controladoria-Geral do Município (CGM), em conjunto com a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), confirma Goiânia como a terceira capital do país no ranking do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) de 2022.

 

Transparência e Responsabilidade na Gestão Pública

O Relatório de Gestão Econômico-Financeiro (2015/2023) destaca a administração de Rogério pela marca da transparência e responsabilidade nos gastos públicos. “O relatório mostra que nossa gestão cuida das pessoas e preza por soluções integrativas e focadas no cidadão, com o objetivo de aprimorar os serviços públicos”, afirma o prefeito Rogério.

A avaliação traz 13 indicadores econômicos, incluindo execução de receita, incorporação de restos a pagar, investimentos em infraestrutura e aplicação em saúde e educação, que superaram os indicadores constitucionais. Além disso, as despesas com pessoal ficaram abaixo do limite prudencial, houve auxílio financeiro a entidades do Terceiro Setor e ampliação de programas sociais.

O grau de robustez fiscal da Prefeitura de Goiânia é reconhecido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), ligada ao Ministério da Fazenda. A nota da Capacidade de Pagamento (Capag) do município foi elevada para a categoria “A”, o que serve como parâmetro para contrair empréstimos com garantia da União.

Conforme o ranking do Siconfi de 2022, Goiânia é a terceira capital do país com melhor grau de evolução, superando cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis. O ranking reconhece e incentiva os esforços dos profissionais contábeis em aprimorar a qualidade das informações contábeis e fiscais, destacando as boas práticas na gestão pública.

 

Modernização e Transparência no Atendimento

Em 2023, a Prefeitura de Goiânia alcançou 86,05% no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando a segunda posição entre os municípios goianos com mais de 200 mil habitantes. Este resultado demonstra o processo de modernização e o foco no atendimento das necessidades da sociedade, destacando a dignidade do cidadão e o controle social.

A análise do último novênio (2015-2023) mostra um acompanhamento comparativo dos três primeiros anos do governo Rogério (2021-2023) frente aos seis últimos anos de gestão municipal (2015-2020). O relatório é um importante instrumento de transparência e avaliação dos gestores públicos, apresentando uma radiografia da execução financeira em todas as áreas da gestão atual.

A Secretaria de Finanças, liderada por Vinícius Alves, monitora constantemente os resultados fiscais e os relatórios gerenciais, fazendo alertas para manter o equilíbrio de receitas e despesas. “Na gestão de Rogério, temos o compromisso de entregar esses benefícios à população, e todos os esforços estão sendo empenhados para que sejam concluídas em prazo hábil, dentro do mandato”, afirma Alves.

Para o Controlador-Geral do Município, Colemar Moura, a transparência é fundamental para que a sociedade e os órgãos de controle possam acompanhar e avaliar a utilização dos recursos públicos. “É a condição de acesso a toda e qualquer informação dos atos praticados pelo governo e de como os recursos públicos são aplicados”, reforça Moura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *