1 minutos de leitura

Janeiro Roxo em Goiânia Reforça Conscientização e Combate à Hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) está empenhada em conscientizar a população sobre a hanseníase durante o Janeiro Roxo, mês dedicado à prevenção da doença. O foco da campanha é ressaltar a importância do diagnóstico precoce, destacando que o tratamento é realizado nas unidades básicas de Saúde, eliminando a necessidade de isolamento do paciente, que deixa de transmitir a doença logo nas primeiras doses da medicação.

O secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara, enfatiza a necessidade de desmitificar a hanseníase, uma doença ainda cercada por preconceitos. Ele destaca que o diagnóstico e tratamento são acessíveis nas unidades básicas de Saúde e destaca a importância de agir rapidamente, já que, se não tratada, a doença pode causar lesões severas e irreversíveis.

A hanseníase é provocada pela bactéria Mycobacterium leprae, afetando principalmente nervos periféricos e a pele. A campanha Janeiro Roxo busca esclarecer a população sobre os sintomas, procedimentos e combater o estigma associado à doença.

O tratamento, que antigamente envolvia isolamento em colônias para evitar a propagação, agora é realizado com comprimidos fornecidos gratuitamente nas unidades de Atenção Primária em Saúde (UBS). A duração varia conforme a forma clínica da doença, podendo ser de seis a 12 meses.

Em 2023, Goiânia registrou 87 novos casos de hanseníase, apresentando um leve aumento em comparação com anos anteriores, influenciado pela pandemia. A dificuldade da população em reconhecer os sintomas e a desinformação contribuem para esses números. O Janeiro Roxo visa disseminar informações corretas sobre a hanseníase, combatendo a doença, a desinformação e o preconceito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *